quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Amigo analgésico

- você nunca sabe como ele se sente até que aconteça a você

Ser incompreendida, dói! Ser mal interpretada, dói! Ser julgada, dói! Tudo isso dói quando vem por parte de amigos, família e pessoas que se gosta. Enfrentar um problema, uma decepção, uma angústia, um dia ruim que seja, mas não ter uma mão estendida, um colo, um sorriso e uma palavra doce, é o que faz de uma lágrima, um copo d’água. A raiva, a tristeza ou até a alegria em excesso são coisas que não passam despercebidas, portanto não há chances de não haver intromissões. Mesmo quando não se pede conselhos, ali estão eles. Mesmo quando não se pede opiniões, lá se aconchegam as contraditórias. Mesmo quando não se quer compartilhar nada, há sempre alguém pra querer dividir ou aumentar. Quem tem o bom senso de dividir a raiva e tristeza e aumentar a alegria, com certeza é a sensatez em pessoa, é o que se chama de verdadeiro amigo, é o que realmente se pode considerar uma sincera compreensão. Agora, aqueles que mesmo tentando parecer que querem ajudar só trazem mais discórdia pra raiva, só somam mais aflição a tristeza, e só alfinetam transparentemente com inveja a alegria alheia, pode-se saber, não é bom amigo, não é benévolo com as dores próximas e muito menos sabe se contagiar favoravelmente com a alegria do outro.
Ninguém precisa de erva daninha quando se encontra em um momento triste demais, ou bom demais. Pessoas ervas daninhas se infiltram espontaneamente mesmo sendo indesejadas e só ajudam o problema, só ajudam a dor de cabeça. Existem também as pessoas pré-ervas daninhas, que podem ser consideradas aquelas em que mesmo tendo boa intenção, ainda assim falam demais, julgam demais e compreendem de menos, sem querer criam mais motivo para somar preocupações. Quem está em crise por algum problema, ou em êxtase demasiado, não precisa de nada nem ninguém que só opinem negativamente ou plantem sementes de discórdia, inveja ou má-interpretação. Quando se chora, a dor toma conta e nem encolher-se em si mesmo ajuda. Infelizmente o que resta é um fio de esperança sobre um ombro amigo, o que se pode então denominar de amigo analgésico. O amigo analgésico é aquele que ao invés de apenas tomar suas dores e gritar de raiva com você ou de chorar pelo que comprimi, ele se segura, te segura e enxerga além do que você pode ver enquanto a tempestade embaça a vista. O amigo analgésico não só sofre junto e calado, como te ergue de tal forma que qualquer mal estar some mais rápido do que se pensava possível. O amigo analgésico fala o que se deve ouvir docemente, ele é sincero e sabe que uma dose de realidade também faz acordar, mas jamais falará o que machuca sendo insensível, rude, cruel ou preguiçoso para a suavidade. Nada melhor do que ouvir o necessário de quem parece falar o ruim como quem fala o bom. O amigo analgésico tanto diz a verdade para o bem do outro, que também sabe quando já pode abusar do otimismo, portanto lambuza o amigo de tudo aquilo que até então não se enxergava de positivo perante o problema, afinal, por pior que seja tudo tem seu lado notório. E o que é afirmativo precisa sempre ser exaltado, ninguém melhor do que o amigo analgésico para fazer as honras. Já a controvérsia da alegria e êxtase, é uma pauta em que incomoda muita gente. Como já dizem por aí, “Não grite alto sua felicidade, pois a inveja tem sono leve.” Eis que o autor desconhecido que disse isso, tinha razão. Quanto mais se sorri, mais as pessoas se achegam, mas também mais se descobre a inveja nos olhos de algumas. Logo se define, invasores maléficos são mal-vindos. Alegria é algo que se compartilha, mas não vale à pena doar algo bom para alguém ruim. Quem se aproxima com desgosto pelo bem alheio não merece nada em troca além daquilo que se transmite. O êxtase é muito desejado, portanto quem consegue é consumido por muitos olhares, sejam eles de acréscimo ou diminuição. Tem sempre um mau feitor plantando contradição na grama verde do vizinho. Já fique sobre aviso... Está feliz? Está extasiado? Sinta-se privilegiado, tampe os ouvidos, feche a porta, não grite em qualquer lugar, mas convide os verdadeiros amigos, esses saberão admirar, se orgulhar, contagiar e assim somarem.
Cansei de gastar saliva e dedos tentando expressar da melhor forma tudo que me causa as tristezas vividas ou as alegrias excessivas. Quem nasceu com o dom da incompreensão não vai melhorar da noite pro dia. Passei a aceitar o fato de que nem todo mundo que cresce, amadurece. E nem todo mundo que é simpático, é bondoso. Existem grandes sentidos que se diferenciam grandiosamente dentro de cada pessoa e isso só se percebe através do que transmitem. Se sinto que me estendem a mão, mas não me entendem, que me oferecem ajuda, mas não se sensibilizam, não adianta! A empatia é algo raro, e quando não se está de coração e mente aberta, obviamente que não se consegue desempenhar isso. Não basta ter vontade em ajudar, tem que ter os complementos de tudo que coloca uma pessoa em posição de compreensão e jamais julgamento. Infelizmente é exceção pessoas que sabem se colocar no lugar do outro e realmente comunicar e dar as mãos como quem faz facilmente quando já experimentou da mesma vivencia. Não é difícil ser o melhor e dar o melhor de si para quem espera de você o que você gostaria que também te dessem quando estiver em um momento único, particular. Basta adentrar nos olhos do outro, no coração do outro, no mundo singular do outro. Se lhe entregam a chave do reservado, se lhe dão a carta da confiança, pra que jogar fora a chance de poder fazer alguém sorrir? Pratique a compaixão, alguém espera isso de você. O mundo anda se desligando, se apagando de valores, se desconectando uns dos outros e isso só machuca quando realmente se sente falta de um afeto sincero, de um toque pelo olhar, de uma lágrima em comum, de um entregue sensibilizado. Não espere precisar para perceber! Faça antes, receba depois. Não aguarde a decepção bater em sua porta para realmente enxergar o quanto faz falta ter e ser o amigo analgésico de alguém. Ah propósito, to querendo colecionar amigos analgésicos, infelizmente quando preciso só consigo encontrar um ou dois no meio de tantos, e olhe lá. Não aprendi a conformar com pouco e nem com incompreensão por parte de quem gosto, então se alguém aí estiver a fim de lutar por essa causa, me avise, to aceitando currículos para aumentar minha coleção de amigos analgésicos, que cá entre nós, estão em faltam, como estão! Se todo amigo soubesse disso, o mundo seria mais perceptível e cuidadoso com o ponto de vista do amigo ao lado. Aliás, seja mais sensível você também, olhe pro lado. Não só entenda, mas também compreenda seu amigo, porque você sabendo ou não, ele espera muito de você. Doe antes de precisar, mas também doe antes de saber que precisam!

4 comentários:

JÉSSICA MAGALHÃES disse...

REALMENTE PRECISAMOS DE AMIGOS ANALGÉSICOS,E ESTÃO ESCACES NESSA VIDA,MAS CREIO QUE EIN MEIO A VIDA É DIFICL ENCONTRA VARIOS ,MAIS CREIO QUE DEUS SUPERA AOS AMIGOS ANALGÉSICOS QUE NÃO TEMOS NO MOMENTO.POIS É O UNICO QUE NOS COMPREENDE,NOS DA PAZ ,AMOR ,SABEDORIA E CONHECIMENTO DA VIDA A QUAL ELE VIVEU TBM,SOMENTE ELE É CAPAZ DE NOS TRANSMITIR O AMOR INCONDICIONAL QUE NEM TODOS OS HOMENS NA TERRA NÃO SABE DA A ELES PROPRIOS , NÃO COMPREENDE A ELES MESMO.DIZ NA BIBLIA:PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA MORRER NA CRUZ POR NOIS.E AI VC SERIA O AMIGO ANALGÉSICO E DARIA SUA VIDA POR UM?ACHO QUE NÃO.ENTÃO AMOR IGUAL AO DE DEUS É DIFICIL PORQUE DEUS SOFREU TUDO NESSE MUDO POR NOIS.ENTÃO ELE EU GARANTO QUE AS VEZES MESMO NNOS NÃO COMPREENDENDO ,ELE AGE POR NOIS .ENTÃO ELE É O AMIGO CELESTIAL ANALGÉSICO .FLOR ALÉM DE DEUS VC É A MINHA ANALGÉSICA.HAHAHAH

João Lenjob disse...

Muito raro hoje uma pessoa conseguir carregar sua lírica com majestosa sabedoria e grandioso talento como você faz. Entrei e fiquei satisfeito e grato por ser ente da Literatura Mineira e parece inacreditável que seja tão nova. Espero sobretudo, ter a cada dia você mais próxima de nosso ambiente artístico e espero contar com sua visita em meu blog assim como também um trabalho seu no Castelo, para que seu dom seja correspondido por escritores de seu quilate como também por um público culturalmente intelectual. Considere lá também um aposento de sua casa. Com admiração,

João Lenjob.

S. Outono disse...

Saudade.

TiaGO! disse...

Lindo minha Farmacinhaaa..rs!
Vc sab ser tdo, pra todos, q Deus possa nos ensinar a ser pra vc o q tbm é pra nós.. e q ELE seja pra ti o q NGM pode ser.. BjO!