segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tudo por elas

É olhando para trás que se sente falta das amigas do jardim de infância, das bagunças da escola e das fofocas do colegial. Há quem diga que no futuro tudo é melhor, mais intenso e em mais quantidade e qualidade. Hoje eu vejo que discordo disso. Sou toda ouvidos quando alguém mais velho e mais sábio me dedica conselhos para a vida, mas em relação a amizade eu simplesmente dispenso. Quer dizer... Não é bem dispensar, e sim deixar entrar em um ouvido e sair pelo outro. Descobri que eu mesma depois de certas etapas da vida pude perceber sozinha o valor de cada amizade, a diferença entre colega e amiga, a diferença entre conhecer e conviver, pude perceber também como tudo evolui e simplesmente se torna mais difícil. As amigas e a amizade é um dos pontos mais fortes de nossa sobrevivência social no mundo. Sem elas e sem esse tipo de relacionamento eu me julgaria uma quase ninguém. É por todas elas e por tudo isso que eu concluo que quanto mais o tempo passa e quanto mais eu enfrento as responsabilidades de criar um futuro sucessor seja profissional ou pessoal, eu me vejo cada vez mais distante de muitas delas. Lembro-me de ainda estar no colégio quando finalmente a ficha caiu e vi que depois de tudo ali, vinha faculdades, caminhos totalmente diferentes, até mesmo cidades diferentes, turmas, passeios, viagens... Tudo iria sair da minha realidade. Eu chorava e chorava, seja sozinha ou num colo de uma das minhas amigas, pedindo por promessas de que nunca iríamos perder contato. As promessas eram feitas, mas se elas vão valer eternamente, só o tempo pode me provar. Hoje não choro mais, acostumei já com a distancia entre algumas, com a falta de tempo de outras e etc. Mas conformar? Isso não cabe em mim. Não gosto de viver fazendo lamentações, mas faço mesmo assim. Amigas são poucas e boas. Ao decorrer de toda uma vida é que se constata realmente quem são todas elas. Jóias raras e caras. Por isso sei que cada vez mais, cada uma toma seu rumo, segue seu caminho e assim vai construindo suas histórias como eu mesma tenho feito em minha vida, mas jamais deixando de querer compartilhar de tudo com isso elas. Longe ou perto, com tempo ou sem tempo, demorando ou não, eu sempre arrumo um jeitinho de falar com cada uma e além de contar sobre tudo que passo, também busco saber sobre tudo que elas andaram passando. Amizades verdadeiras, de coração aberto, sinceridade na alma, fidelidade na cabeça, e passado, presente e futuro no livro de nossas vidas. Elas sim, entraram pra não sair. O mundo dá voltas, a vida segue em frente e cada uma em sua rota, mas nenhuma deixando de lembrar dos verdadeiros corações que um dia mexeram com a gente. Corações amigos, corações sinceros, corações cheios de amor para uma vida inteira, seja ontem, hoje ou amanhã. Esse tipo de amiga não se acha em qualquer esquina e qualquer faculdade que se faça na vida. Tudo bem que existem exceções e mais jóias raras pra se acrescentar a coleção, mas não com a facilidade e grandeza de antes. Esse tipo de amiga simplesmente descobrimos ter por anos de verdades juntas. Não importa o que aconteça, não importa onde vocês estejam. Perdoem-me se falto com algumas de vocês. Na minha cabeça e no meu coração sempre tenho espaço e tempo pra todos e todas. Eu amo vocês!!

Nenhum comentário: